domingo, 8 de junho de 2014

No Dia do Meio Ambiente, Jovemix orienta comerciantes sobre a destinação correta do lixo



Adolescentes entregaram panfleto informativo com dicas para fazer a separação correta e ajudar a reduzir o volume de lixo gerado

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, adolescentes do projeto Jovemix realizaram atividade de conscientização junto aos comerciantes de Registro. A ação marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira, 5 de junho.

Os jovens entregaram boletim informativo aos comerciantes do Centro da Cidade para orientar sobre o caminho que o lixo percorre no município e a importância da disposição de cada tipo de resíduo em local adequado. “O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Registro está em fase de elaboração. Umas das principais diretrizes é a responsabilidade compartilhada do lixo, ou seja, todos os cidadãos e cidadãs, assim como as indústrias, o comércio, o setor de serviços e as instâncias do poder público terão uma parte da responsabilidade pelos resíduos sólidos gerados”, diz o informativo, elaborado pelos jovens do Projeto com orientação da Secretaria de Meio Ambiente.

O informativo mostra como fazer a separação correta do lixo, além de medidas que ajudam a reduzir o volume de lixo gerado em casa, na indústria e no comércio, e os dias e horários da coleta seletiva realizada em Registro. 

ATIVIDADES NO AME
Também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação Desportiva e Cultural Acreditar (ADECA) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram uma série de atividades junto com as crianças e adolescentes do AME (Apoio ao Menor Esperança).

Realizada no dia 4 de junho, a programação iniciou com roda de conversa com a Psicóloga da UBS-Registro B, Thatiane Pontes, e palestra educacional sobre o Meio Ambiente com a Chefe da Coordenadoria Técnica de Saneamento Ambiental,Heloisa Beltrame, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As crianças também participaram da Oficina de Brinquedos com Material Reciclável ministrada pela Pedagoga Célia Colaço e da atividade “Caça ao Tesouro”, realizada pela Professora Maria Clara Montemor, da ADECA.  O vencedor da brincadeira representou a Instituição no plantio da muda de árvore de Pau-Ferro no território da AME, feito junto com o secretário Nelson Bazilio.  Para incentivar a construção de hortas caseiras, foram distribuídas sementes de pimenta a todos os participantes.










Prefeitura anuncia projeto para construção de Centro Musical


Banda Municipal - Foto: 

O novo empreendimento, que será construído no mesmo local onde os alunos ensaiam, terá sete salas de aula, espaço exclusivo para ensaios, sala dos monitores, recepção, cozinha e banheiros

Registro ganhará um Centro Musical para formação de novos músicos. O anúncio foi feito na segunda-feira, 2 de junho, durante o ensaio da Banda Municipal, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Registro, Cristiano Oliveira, que esteve acompanhado do Chefe de Gabinete, Luciano Miyashita, do Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Junior, e do Maestro da Banda, Adriano Maciel.

O novo empreendimento, que será construído no mesmo local onde os alunos ensaiam, terá sete salas de aula, espaço exclusivo para ensaios, sala dos monitores, recepção, cozinha, banheiros masculino e feminino. A obra demandará investimentos de R$ 318 mil, um dos primeiros recursos conquistados pelo Prefeito Gilson Fantin, em março de 2013, por meio da emenda parlamentar do Deputado Federal Nelson Marquezelli. Deste então, a Prefeitura trabalhou intensamente na regularização fundiária do imóvel para que o recurso seja aplicado.

De acordo com Cristiano Oliveira, a Administração adotou uma política cultural de investimento na formação musical dos alunos. “A Prefeitura assumiu a Banda Municipal, entendendo que se trata de um aparelho cultural importante para o Município. Antes, o grupo chegou a ser mantido com a colaboração dos pais dos alunos. Hoje, o maestro e mais seis monitores musicais estão regularmente contratados para exercerem sua função. Atualmente, a Banda Municipal representa o maior investimento da Secretaria da Cultura, pelo número de funcionários contratados e manutenção dos instrumentos existentes”.

Outra medida importante anunciada foi em relação à questão administrativa do espaço. “Delegamos um funcionário da Secretaria de Cultura para atender exclusivamente assuntos que não estejam relacionados diretamente às aulas e ensaios da Banda Municipal. A nossa preocupação é que os monitores e o maestro dediquem-se apenas à musicalidade, sem que outros assuntos interfiram no aprendizado dos alunos”, detalhou Carlos Junior.

Durante o período das obras, previstas para iniciarem no mês de julho, as aulas de música e ensaios da Banda Municipal serão realizados no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do bairro Vila Nova. Assim que estiver concluído, o Centro Musical atenderá a Banda Municipal e o Projeto Guri.




Centenas de fiéis se despedem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida



A Santa chegou a Registro no dia 30 de maio e durante sua passagem pelo Município percorreu os bairros Votupoca, Vila Budista, Pedreira, Raposa, Ribeirão de Registro, Boa Vista Rio, Boa Vista Estrada e Jardim Valery

Foi uma celebração emocionante os últimos momentos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Registro, durante a realização da Missa Campal na terça-feira, 3 de junho. Centenas de fiéis fizeram questão de tocar na Imagem da Padroeira do Brasil, levada ao altar pelo prefeito Gilson Fantin e pela primeira-dama Maria Amelia. Em seguida a Santa seguiu de barco para Sete Barras, em peregrinação pelo Rio Ribeira de Iguape, para ser entregue ao município.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou a Registro no dia 30 de maio e durante sua passagem pelo Município percorreu os bairros Votupoca, Vila Budista, Pedreira (São José Operário), Raposa, Ribeirão de Registro, Boa Vista Rio, Boa Vista Estrada e Jardim Valery.

Desde a chegada da imagem, a Prefeitura deu todo o suporte por meio da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além de colaborar com toda a estrutura para a realização da Missa Campal e da Festa de Despedida da Padroeira.

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida faz parte da programação do Revelando São Paulo Vale do Ribeira, que acontecerá em Iguape entre os dias 18 e 22 de junho. A Imagem da Mãe Divina saiu do Santuário Nacional em Aparecida no dia 30 de abril e percorrerá 26 municípios de São Paulo em um verdadeiro sentimento de acolhimento, palavra que traduz a alma de todo o Revelando São Paulo. A peregrinação termina no dia 19 de junho com a chegada da imagem a Iguape.









Fotos: Alfredo Rodrigo

Convênio entre Prefeitura e ACER beneficia funcionários municipais de Registro




Servidores poderão utilizar as instalações esportivas do clube com desconto nas mensalidades

O prefeito Gilson Fantin e o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Registro (ACER), Walter Katsumi Isoo, assinaram convênio nesta terça-feira, 3 de junho, para que os servidores municipais possam utilizar as instalações esportivas do clube com desconto nas mensalidades. Pelo convênio, os funcionários da Prefeitura e seus dependentes também estarão isentos da taxa de inscrição (joia).
“Buscamos sempre a valorização e o bem-estar dos funcionários municipais. A ACER, ou antigo RBBC, é um clube de tradição no nosso município, que possui uma boa estrutura para que os servidores possam praticar atividades esportivas e de lazer”, afirmou o prefeito Gilson. “Além disso, o clube é mais uma oportunidade para que os funcionários se reúnam fora do expediente de trabalho para confraternizar entre si e com os familiares”, acrescentou.
Para saber mais detalhes sobre os benefícios e fazer a adesão como sócio, os servidores já podem procurar o setor administrativo das Secretarias as quais fazem parte.

Virada Cultural Paulista consolida Registro como grande polo de cultura

Ultrage a Rigor - Foto: Alfredo Rodrigo


Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, foram realizados 33 mil atendimentos durante toda a programação 

Privilegiada por estar entre as 28 cidades do Estado contempladas com a Virada Cultural Paulista, Registro se consolidou como grande polo de cultura da região ao oferecer espetáculos de linguagens artísticas diversificadas para um público que se deliciou com as atrações. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, a Virada Cultural Paulista em Registro realizou 33 mil atendimentos durante toda a programação  - número que soma o público presente a cada atração oferecida.

Realizada no final de semana, dias 31/05 e 1/06, na Praça Beira Rio e no Teatro Wilma Bertelli, a Virada apresentou 16 atrações, além dos curtas-metragens do Ponto MIS. “Foi um momento muito especial para Registro, pois além de oferecer entretenimento e cultura para os moradores do município, a Virada Cultural atraiu visitantes de outras cidades que também tiveram a possibilidade de assistir aos espetáculos e shows”, comentou o prefeito Gilson Fantin, que realizou a abertura da Virada ao lado do deputado Samuel Moreira, do secretário municipal de Cultura, Cristiano Martins Oliveira, e a equipe da Cultura que trabalhou para que tudo transcorresse de maneira exemplar.

O público não só compareceu em peso, como aprovou a programação. Além da animação evidente nos shows, ao término de cada apresentação os aplausos e pedidos de “bis” foram unânimes. A relações públicas Ivy Wiens, de Eldorado, veio especialmente para curtir os shows do Ultraje a Rigor, no sábado, e do Otto, no domingo. “A programação está muito boa. É uma grande oportunidade ter esse evento em Registro. Espero que continue nos próximos anos”, disse Ivy, pouco antes da apresentação do cantor Otto.

Para o administrador Eduardo Santos, morador de Registro, o melhor show da programação foi da cantora Paula Lima, que realmente colocou todo mundo para sambar com sua voz envolvente. “Gostei muito do evento. A divulgação foi excelente, a organização está impecável, assim como a pontualidade das atrações. Tudo muito bom”, afirmou Eduardo, na noite de domingo.

Além de assistir às apresentações, o público teve oportunidade de vivenciar experiências e exercitar sua sensibilidade ao entrar em contato com a música, a dança, o teatro. Para seis moradores da Residência Inclusiva de Sete Barras, a Virada Cultural Paulista proporcionou momentos especiais. Na tarde de domingo, eles se encantaram com o espetáculo “A Bruxinha que era boa”, da República Ativa de Teatro, e praticamente roubaram a cena durante a performance do grupo Coletivo Amarelo Croata. Claudio Henrique, na cadeira de rodas, vibrou com a abordagem dos atores.

“Vejo que os eventos culturais em Registro estão cada vez mais inclusivos para quem precisa de acessibilidade. Para eles, da Residência Inclusiva, foi a primeira vez na vida que tiveram oportunidade de sair e participar desses espetáculos lindos”, relatou a cuidadora Andrea Gomes, que acompanhou o grupo. “Foi um verdadeiro banho de cultura, e todos nós precisamos de cultura”.

A programação da Virada Cultural contou ainda com a peça “4 Estações”; os mágicos Kevin Iwassaki e Jorge Pantojas; a cultura popular do Grupo de Pífanos Flautins Matuá, que levantou o astral do público; a vibração do grupo Chemical Funk com o belo espetáculo  “Danças Urbanas – Locking”; o humor de Gus Fernandes, que lotou o teatro com o espetáculo de stand-up “Entre outros”; o talento inquestionável da  Orquestra Contemporânea de Olinda, da Banda Paralela e da banda regional Packaw e a Nave. Karol Conka também agitou o público com o seu “Batuk Freak” e o DJ Rafa Barreto comandou música nos intervalos entre as atrações. 

No salão do KKKK, a exposição artística "Carlos Alberto Lessa Maragni” também fez parte da programação paralela. A Virada Cultural Paulista foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura e da Prefeitura de Registro/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Bruxinha que era boa - Foto: Monica Bockor

A Bruxinha que era Boa - Foto: Monica Bockor

A Bruxinha que era Boa - Foto: Monica Bockor

Abertura do Evento - Foto: Alfredo Rodrigo

Abertura do Evento - Foto: Alfredo Rodrigo

Banda Paralela - Foto: Monica Bockor

Banda Paralela - Foto: Monica Bockor

Chemical Funk - Foto: Alfredo Rodrigo

Coletivo Amarelo - Foto: Monica Bockor

Coletivo Amarelo - Foto: Monica Bockor

Coletivo Amarelo - Foto: Monica Bockor

Grupo Pífanos - Foto: Alfredo Rodrigo

Karol Conka - Foto: Alfredo Rodrigo

Karol Conka - Foto: Alfredo Rodrigo

Otto - Foto: Monica Bockor

Otto - Foto: Monica Bockor

Packaw Nave - Foto: Alfredo Rodrigo

Paula Lima - Foto: Monica Bockor

Paula Lima - Foto: Monica Bockor

Paula Lima - Foto: Monica Bockor

Paula Lima - Foto: Monica Bockor

Stand up - Foto: Alfredo Rodrigo

Stand up - Foto: Alfredo Rodrigo

Ultrage a Rigor - Foto: Alfredo Rodrigo

Prefeitura de Registro realizará audiências públicas para discutir Plano Municipal de Resíduos Sólidos


Encontros visam garantir a participação da comunidade para debater, apresentar sugestões e contribuir com as principais questões relacionadas ao tema

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, realizará uma série de audiências públicas para discutir e elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os encontros visam garantir a participação da comunidade para debater, apresentar sugestões e contribuir com soluções para as principais questões relacionadas ao tema. A Prefeitura vai apresentar o diagnóstico do sistema de gestão integrada de resíduos e receber propostas para o plano. 
No dia 13 de junho, a audiência pública será para os moradores da zona urbana. O encontro acontecerá na Câmara de Vereadores, às 9 horas. No dia 17 de junho, a apresentação será direcionada para as empresas instaladas no Distrito Industrial. A audiência será realizada na sala de reuniões da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (EDR - CATI), à Avenida Wild José de Souza, nº 456.
Já no dia 18 de junho, às 18 horas, a audiência para os moradores da zona rural será realizada na Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), localizada à Avenida Haguemi Matsuzawa, nº 875, Vila Ribeirópolis. A audiência pública final para a apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será no dia 27 de junho, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com suas sugestões.

PLANO MUNICIPAL
A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). O plano deverá identificar soluções, responsabilidades, programas e ações a serem executadas segundo os critérios da política nacional e pactuadas com a sociedade. 
Um grupo técnico da Prefeitura elabora o diagnóstico do município no âmbito da gestão integrada, abrangendo os sistemas de coleta, transporte, áreas de transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos das diversas origens: orgânicos, recicláveis, eletrônicos, hospitalares, da construção civil, entre outros. 
O plano de trabalho pode ser conferido no site da Prefeitura (www.registro.sp.gov.br) no link da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

SERVIÇO:
Audiências públicas
Moradores da zona urbana
Data: 13 de junho, às 9h
Local: Câmara dos Vereadores (Rua Shitiro Maeji, 459, Centro)

Empresas do Distrito Industrial
Data: 17 de junho, às 9h
Loca: sala de reuniões da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - Avenida Wild José de Souza, nº 456, Centro.

Moradores da zona rural
Data: 18 de junho, às 18h
Local: Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Avenida H. Matsuzawa, nº 875, Vila Ribeirópolis)

Audiência final de apresentação do plano
Data: 27 de junho, às 14h
Local: Câmara dos Vereadores (Rua Shitiro Maeji, nº 459, Centro)

UPA de Registro realiza média de 240 atendimentos por dia


Atendimento é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada

Ajudante de pedreiro, Alexandre de Aguiar Rodrigues teve um problema na mão esquerda e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Registro esta semana. Antes de ser atendido pelo médico, Alexandre passou pela classificação de risco, que avalia a gravidade de cada caso. “Estou gostando do atendimento. Acho esse serviço muito importante para o município”, disse ele. Mary Ivone de Morais levou o pequeno Daniel para tratar a dor de ouvido. “Todas as vezes que precisei, eu fui muito bem atendida na UPA. Os médicos são muito atenciosos”, afirmou.

A UPA de Registro tem realizado uma média de 240 atendimentos por dia desde que começou a funcionar, no dia 11 de abril. Nos primeiros 30 dias, foram 7.259 atendimentos, sendo 553 procedimentos no setor de odontologia de emergência. Administrada pela Apamir, a Unidade conta com 3 médicos durante o dia e 2 no período da noite para atender a grande demanda.

Segundo o diretor técnico da UPA de Registro, Dr. Ivan Roberto Barbieri, a maioria dos adultos que procuram a Unidade apresenta diarreia, dores na coluna, dores crônicas e agudas. No caso das crianças, os motivos mais comuns são febre e dor de garganta. Pessoas em estado grave, classificadas como prioridade vermelha (risco de morte), são a minoria. “É preciso compreender que o atendimento não é feito por ordem de chegada, mas sim por classificação de risco. Ou seja, pacientes graves têm prioridade. Além disso, os pacientes ficam no máximo 24 horas internados na UPA. Se precisarem continuar o tratamento, serão transferidos para o hospital de referência”, ressalta o diretor técnico.

Ao chegarem na UPA, os pacientes são avaliados por um profissional de enfermagem e recebem uma classificação por cor. Vermelho significa que o caso é grave e tem alta prioridade. Amarelo é média prioridade e verde, baixa prioridade. Usuários que apresentam queixas simples recebem a cor azul e só serão atendidas após todas as pessoas classificadas como vermelho, amarelo e verde, podendo ser encaminhados ainda para outras unidades de saúde, como UBS e PSF.

O secretário municipal de Saúde, João Sakô, explica que as Unidades de Saúde dos bairros – UBS e PSF – também estão realizando acolhimento com classificação de risco. “Quem apresenta dor há alguns dias deve procurar a unidade de saúde do bairro para verificar as causas. Dependendo do caso, esse paciente será atendido no mesmo dia no posto ou vai marcar consulta. O importante é não deixar o problema se agravar e só então procurar a UPA”, exemplifica João Sakô.



Prefeitura de Registro realizará audiências públicas para discutir Plano Municipal de Resíduos Sólidos


Encontros visam garantir a participação da comunidade para debater, apresentar sugestões e contribuir com as principais questões relacionadas ao tema

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, realizará uma série de audiências públicas para discutir e elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os encontros visam garantir a participação da comunidade para debater, apresentar sugestões e contribuir com soluções para as principais questões relacionadas ao tema. A Prefeitura vai apresentar o diagnóstico do sistema de gestão integrada de resíduos e receber propostas para o plano. 
No dia 13 de junho, a audiência pública será para os moradores da zona urbana. O encontro acontecerá na Câmara de Vereadores, às 9 horas. No dia 17 de junho, a apresentação será direcionada para as empresas instaladas no Distrito Industrial. A audiência será realizada na sala de reuniões da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (EDR - CATI), à Avenida Wild José de Souza, nº 456.
Já no dia 17 de junho, às 18 horas, a audiência para os moradores da zona rural será realizada na Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), localizada à Avenida Haguemi Matsuzawa, nº 875, Vila Ribeirópolis. A audiência pública final para a apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será no dia 27 de junho, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com suas sugestões.

PLANO MUNICIPAL
A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). O plano deverá identificar soluções, responsabilidades, programas e ações a serem executadas segundo os critérios da política nacional e pactuadas com a sociedade. 
Um grupo técnico da Prefeitura elabora o diagnóstico do município no âmbito da gestão integrada, abrangendo os sistemas de coleta, transporte, áreas de transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos das diversas origens: orgânicos, recicláveis, eletrônicos, hospitalares, da construção civil, entre outros. 
O plano de trabalho pode ser conferido no site da Prefeitura (www.registro.sp.gov.br) no link da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

SERVIÇO:
Audiências públicas
Moradores da zona urbana
Data: 13 de junho, às 9h
Local: Câmara dos Vereadores (Rua Shitiro Maeji, 459, Centro)

Empresas do Distrito Industrial
Data: 17 de junho, às 9h
Loca: sala de reuniões da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - Avenida Wild José de Souza, nº 456, Centro.

Moradores da zona rural
Data: 17 de junho, às 18h
Local: Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Avenida H. Matsuzawa, nº 875, Vila Ribeirópolis)

Audiência final de apresentação do plano
Data: 27 de junho, às 14h
Local: Câmara dos Vereadores (Rua Shitiro Maeji, nº 459, Centro)

XI Revelando São Paulo Vale do Ribeira 2014



 Fandango, cortejos , artesanato e culinária  tradicional  fazem parte deste festival  com a participação  de 80 municípios.

A cidade de Iguape recebe por mais um ano o Festival de Cultura Tradicional Paulista Revelando São Paulo – Vale do Ribeira, entre os dias 18 e 22 de junho, no Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira. Entre as atrações, destaque para o  cortejo do Boi Tata, as comunidades tradicionais do  Fandango e a romaria fluvial Dádiva das Águas.

Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape e produzido pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte o evento apresenta importantes manifestações tradicionais de todo estado, distribuídas em 40 espaços de culinária, 52 de artesanato e 80 apresentações no palco.

O palco do Revelando São Paulo recebe grande diversidade de apresentações artísticas e musicais durante todo o evento. Encontro de Bandas e Fanfarras, Violeiros, Festival da Amizade (com a presença de grupos cosmopolitas), Fandango, Quadrilha e Congos animam o público que passar pelo Centro de Eventos de Iguape. A programação conta ainda com a noite de São João, com a presença de quadrilhas tradicionais.

Em seu 6º ano consecutivo a romaria fluvial Dádiva das Águas conta com a participação dos barcos das comunidades caiçaras, que percorrerão parte do Rio Ribeira com a imagem da Mãe Divina Peregrina. No sábado (dia 21), a romaria fluvial celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos.

A culinária também é destaque da programação. A moqueca de manjuba, a coruja, o bolo de roda e o cuscuz de farinha de arroz estão presentes no espaço de culinária. O público poderá provar a Cataia, a cachaça caiçara.

Nesta edição acontece o lançamento do DVD Guapuruvu Soberano, documentário que traz a história da feitura de uma ubá, canoa feita com um único tronco de árvore e que apresenta os poucos pescadores da região que ainda dominam este ofício.

O Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado. Produzido pela Abaçai Cultura e Arte, proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional. O tema central do evento deste ano é continuidade e permanência, que valoriza a participação dos jovens nas práticas e vivências da cultura tradicional paulista.

Diariamente, das 9h às 21h, com toda a programação gratuita, os municípios trarão o colorido, a beleza, aromas e sabores das culturas tropeira, caiçara e caipira. São bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão a lenha, tainha assada, a moqueca de manjuba, feijão tropeiro e o bolo de roda, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais, distribuídos em espaços de artesanato tradicional e espaços de culinária regional. 

A programação completa e transmissão do festival no www.revelandosaopaulo.org.br




Serviço:
11º Revelando São Paulo – VALE DO RIBEIRA 2014
De 18 a 22 de junho
Centro de Eventos “Pref. Casemiro Teixeira” , em Iguape – SP
Entrada Franca





Pré-programarão (sujeita a alterações)

Visitação da Senhora Aparecida
De 01 a 03/05 - Piedade; 04/05 - Ribeirão Grande; 05/05 - Itapeva; 06/05 - Ribeirão Branco; 07/05 - Guapiara; 08/05 - Apiaí; 09/05 Barra do Chapéu; 10/05 - Itapirapuã Paulista; 11/05 - Ribeira; 12/05 - Adrianópolis; 13 e 14/05 - Itaoca; 15/05 - Iporanga; De 16 a 18/05 - Cajati; 19 e 20/05 Barra do Turvo; 21 e 22/05 - Itariri; 23 e 24/05 - Pedro de Toledo; 25 e 26/05 - Miracatu; De 27 a 29/06 - Juquiá; 30 e 31/05, 01 e 02/06 - Registro; 03/06 - Sete Barras; De 04 a 06/06 - Eldorado; De 07 a 09/06 - Jacupiranga; De 10 a 12/06 - Pariquera-Açu; 13 e 14/06 - Cananéia; De 15 a 17/06 - Ilha Comprida; 18 a 22/06 - Iguape

Programação permanente
9h às 22h
Artesanato
Exposição e comercialização de produtos artesanais tradicionais, bem como demonstração dos misteres dos artesãos em 47 espaços.
Comensalidade
Os humanos se encontram, compartilham ideias e sentimentos e celebram o encontro e a sintonia compartilhando a mesa, o comer e beber juntos
Culinária
Preparo, comercialização e consumo de iguarias da culinária paulista tradicional, em 51 espaços.
Em Torno do Barro
Espaço concebido para reunir arte-ceramistas tradicionais para compartilhamento de saberes e conhecimentos nas artes do fogo e do barro.
Senhora Aparecida
Presença da Imagem Peregrina da Senhora Aparecida, proveniente do Santuário Nacional no Vale do Paraíba, motivando a visitação dos devotos e momentos de conexão com o sagrado.
Meditação
Encontro matinal e diário dos participantes e interessados em geral, buscando inspiração e silêncio interior na interconexão de almas.
Arranchamento Indígena
Exposição e venda do artesanato identitário do Vale do Ribeira: Etnia Tupi-Guarani das Aldeias Karagwá e Pyhau de Barão de Antonina, e Djaikoa-ty de Miracatu; Etnia Kariboka da Aldeia Tupãnaé de Pariquera-Açu e Etnia Fulni-ô de São Paulo.

18 de junho - Quarta-feira
13h
Peregrinação
Recepção da Senhora Aparecida, vinda do município de Ilha Comprida, para o Porto Mário Ferro – Bairro Rocio, feita pela comunidade, seguindo em procissão até a Basílica do Senhor Bom Jesus.
Centro de Eventos Pref. Casemiro Teixeira
Início das Atividades
Abertura dos vários espaços de ações do Evento
14h
VIII Encontro Regional de Bandas e Fanfarras
Fanfarra Jose Muniz Teixeira - Iguape
Associação Banda Musical Itaberaense - Itaberá
Banda Marcial Municipal de Itanhaém
Escola Municipal Rural José Teixeira Rosas - Itanhaém
Banda Municipal Sebastião Hilário Thiago - Miracatu
Fanfarra Municipal Miyoji Kaió - Miracatu
Fanfarra Municipal de Pariquera-Açu - FAMUPAR
Banda Marcial Municipal de Ribeirão Grande
Banda Municipal de Registro
Banda Marcial Municipal de Sarapuí Benedito Cleto
Banda Sinfônica de Ribeirão Branco
Banda Marcial Taquarivaí
Big Band da OAB - OABAND - São Paulo
17h30
 Saída da Senhora Aparecida da Basílica para o Centro de Eventos “Pref. Casemiro Teixeira”
18h
Abertura do Revelando São Paulo - Vale do Ribeira
Recepção à imagem peregrina da Senhora Aparecida
21h
Trio Gandaia - Iguape

19 de junho - Quinta-feira
11h
Centro de Eventos Pref. Casemiro Teixeira
VIII Encontro Regional de Bandas e Fanfarras
Banda Lyra Bom Jesus de Araçaíba - Apiaí
Banda Municipal de Cajati - BAMUC
Banda Marcial Prof. Dirceu Ortolani Stein- BAMADOS - Capivari
Banda Escola de Cubatão
Corporação Musical Carlos Gomes de Cesário Lange
Banda Musical Perola do Atlântico - Guarujá
Banda Pastor Jaconias - Guarujá
Banda Municipal Maestro Aquilino Jarbas de Carvalho - Iguape
Banda de Música Maestro Antônio Ferreira de Aguiar - Juquiá
Banda Marcial do Sempre Benedito Ferreira Lopes - Mogi das Cruzes
Banda Musical Colégio Planeta Azul - Peruíbe
Banda Musical Municipal de Peruíbe
Grupo de Cordas Sinfônica da Escola Municipal de Musica e Arte Maestro Zivaldo Ribeiro - Peruíbe
17h
Tapete de Corpus Christi (elaborado pelas comunidades Iguapenses)
 - Praça da Basílica no Centro Histórico de Iguape
 - Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape
18h
VIII Apoteose (Música Popular e Erudita)
21h
Raízes do Ribeira - Registro

20 de junho - Sexta-feira
13h
Centro de Eventos Pref. Casemiro Teixeira
Maior Idade (Coral e Dança)-Iguape
Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares - Itariri
14h
Dança do Barro - Apiaí
Trança-Fita de Itaoca
Camerata de Rabecas Crescer Para o Futuro - Ilha Comprida
15h
Grupo de São Gonçalo de Barra do Turvo
15h30
XI Encontro de Violeiros
Rodolfo Vidal - Cananéia
Violeiros de Itaoca
Violinista do Futuro - Itaoca
Ademar e Piquira - Juquiá
Curió e Beija Flor - Registro
Dito e Zeca - Registro
Grupo de Músicos Raízes da Barra - Barra do Turvo
18h
Conexão com o sagrado
18h20
XI Noite de São João
Contemplará vários aspectos do Ciclo Joanino em São Paulo (fogueira, comezainas,...)
Tia Chalico - Iguape
Dança da Fita - Itariri
19h
XI Encontro de Fandangos
Grupo de Fandango Batido São Gonçalo - Cananéia
Fandango do Rocio - Iguape
Fandango de Tamancos de Itaoca
Fandango de Tamancos Cuitelo - Ribeirão Grande
Fandango de Tamancos Mantendo a Tradição - Ribeirão Grande
21h
Fandango Jovens da Juréia - Iguape

21 de junho - Sábado
8h
Dádiva das Águas
Celebração dos bens naturais, culturais e espirituais da região, do Lagamar e águas em geral, a abundância dos pescados, a pesca e as devoções nas águas.
Saída da imagem peregrina da Senhora Aparecida da Vila Nova (Icapara).
Procissão fluvial, saindo do Porto de Vila Nova, parada no Porto do Pontalzinho (benção), seguindo para a próxima parada no Porto do Icapara (benção). Chegada ao Porto Mário Ferro - bairro do Rocio, recepção da comunidade, seguindo em cortejo pelas ruas do bairro em carro aberto.
Vigília na Igreja de Nossa Senhora do Rocio
Ubuntu - Eu Sou o que Nós Somos!
Concentração de Irmandades de São Benedito e Pastorais Afro que se reúnem para celebrar a Vida, Harmonia, União e Paz.

10h
Concentração: Praça de São Benedito
XI Festival de Bonecos de Rua do Vale
Associação Recreativa e Cultural Boi Tatá de Iguape
11h30
Centro de Eventos Pref. Casemiro Teixeira
Grupo da Santa Cruz da Aldeia - Carapicuíba
12h

XI Encontro de Reiada
Grupo Folia de Reis da São Joaquim - Carapicuíba
14h
XI Festival da Amizade
Ciganas Shirlene e Sandra – Ilha Comprida
Aldeia Guarani Mbya - Djaikoa-ty - Miracatu
Guaricana Tanzgruppe - Pariquera-Açu
Rancho Folclórico Tradições de Portugal - Pariquera-Açu
Passi D`oro - Pariquera-Açu
Lustige Kinder - Pariquera-Açu
Volkstanzgruppe Edelstein - Pariquera-Açu
Kallons Musical Show - Peruíbe
Grupo de Danças Parafolclóricas de Pirassununga
Ribeira Ryofu Daiko - Registro
Akhully - São Paulo
Jacha Sikuris de Italaque - São Paulo
Grupo Folklorico Kantuta Bolívia - São Paulo
Grupo Folklorico Alma Guarani - São Paulo
Huaycheños de Corazon - São Paulo
Grupo de Dança Folclórica Querência Amada - Sarapuí
Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira-Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira de São Paulo
20h
Abaçaí Balé Folclórico de São Paulo


22 de junho - Domingo
    10h
Centro de Eventos Pref. Casemiro Teixeira
Grupo Violas e Vozes da Serra - Atibaia
Orquestra de Violas de Cabreúva
Orquestra de Violeiros Flor de Várzea
12h
Especial: Grande Cortejo Sacro
Concentração: Igreja de Nossa Senhora do Rocio
Após a missa saída em cortejo conduzindo a Sra. Aparecida rumo a Igreja de São Benedito confluindo com o Cortejo de Congos e Moçambiques
Ubuntu - Eu Sou o que Nós Somos!
Concentração de Congos e Moçambiques, Irmandades, Pastorais Afro e Corte do Divino: Igreja de São Benedito
Congada Rosa de Atibaia
Grupo Folclórico Religioso Moçambique de São Benedito - Lorena
Congada Santa Ifigênia - Mogi das Cruzes
Grupo de Moçambique da Capela Santa Cruz do Botujuru - Mogi das Cruzes
Congada e Marujada Nossa Senhora do Rosário - Mogi das Cruzes
Congada Divino Espírito Santo - Mogi das Cruzes
Samba Lenço de Mauá
Divino de Itanhaém
13h
Encontro dos cortejos: Igreja de São Benedito seguindo para a Basílica do Senhor Bom Jesus
13h30
Início da caminhada
Grande Concentração em frente à Basílica do Senhor Bom Jesus para a Benção de Despedida, seguindo após para o Centro de Eventos.
16h
Despedida imagem peregrina da Senhora Aparecida  
18h
Encerramento