sábado, 28 de maio de 2016

Parada Gay terá reforço na segurança com 1.000 policiais militares

Mais de 1.000 policiais militares e uma centena de viaturas estarão envolvidos no patrulhamento da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece neste domingo (29), na Avenida Paulista. Assim como aconteceu na Virada Cultura, a Polícia Militar vai trabalhar para garantir a segurança do público.

De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), os agentes estarão distribuídos também por locais de grande concentração próximos ao evento, como as ruas da Consolação e Coronel Xavier de Toledo, até o Vale do Anhangabaú. Haverá patrulhamento a pé e bases comunitárias móveis espalhadas pela região.

A Parada Gay também contará com uma sala de gerenciamento, composta por todos os órgãos envolvidos, como a Prefeitura, o Metrô, a Guarda Civil Metropolitana e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O grupo se reunirá no Centro de Operações da PM (Copom), onde também funciona o atendimento do 190, na Luz.

O tema da parada deste ano é "Lei de identidade de gênero, já! - Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!”. A segurança do evento contará com apoio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e do Corpo de Bombeiros, além do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), que sobrevoará o local com os helicópteros Águia.

Combate à homofobia

O Estado de São Paulo conta com uma unidade policial especializada nas investigações de crimes de homofobia. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que completou 10 anos em março, também atua na apuração de delitos contra grupos religiosos, étnicos, culturais e ideológicos.

De 2010 a 2015, a delegacia registrou 265 ocorrências com vítimas LGBT, a maior parte delas por injúria ou lesão corporal. Na unidade são investigadas denúncias recebidas através de diversos órgãos, com a Defensoria e o Ministério Público, o Disque 100, o Disque-Denúncia (181) e a Secretaria Estadual de Justiça e de Defesa da Cidadania

A Decradi funciona no Palácio da Polícia Civil, na Rua Brigadeiro Tobias, 527, na Luz, região central de São Paulo. Além do atendimento pessoal, vítimas e testemunhas podem entrar em contato com a unidade por meio dos telefones (11) 3311-3555 e 3311-3556 ou pelo e-maildecradi@policiacivil.sp.gov.br.

Identidade de gênero nas delegacias

A Secretaria da Segurança Pública anunciou, em 2015, a inclusão de um campo no sistema eletrônico de registro de boletins de ocorrência (BOs) para a declaração facultativa de nome social, orientação sexual, identidade de gênero e motivo presumido de discriminação e violência motivada por orientação sexual e identidade de gênero.

A mudança, que também valerá para os boletins feitos pela Delegacia Eletrônica, faz parte da Lei Anti-Homofobia, criada pioneiramente no Estado de São Paulo em 2001 e regulamentada no ano seguinte. Com a medida, será possível fazer um mapeamento estatístico das ocorrências e combater de maneira mais eficaz esses delitos.

Outra medida implantada pelo governo paulista está relacionada aos cursos de formação dos policiais civis e militares do Estado, que terão a disciplina de Direitos Humanos ampliada para abordar a diversidade sexual. As aulas, obrigatórias, contarão com palestras realizadas por militantes LGBT.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Festas juninas são destaques do Calendário Nacional de Eventos Turísticos‏


Crédito: divulgação/Embratur

Geraldo Gurgel

O São João é o festejo popular mais comemorado pelos brasileiros depois do Carnaval. As celebrações em homenagem à Santo Antônio, São Pedro e o próprio São João movimentam o calendário a partir de maio e tem seu ápice no mês de junho, encerrando em agosto. Do total de mil eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, do Ministério do Turismo, 54 são dedicados à festa que combina religiosidade popular, comidas típicas, danças típicas e muita música regional, movimentando o turismo brasileiro.

O Nordeste é a região que concentra o maior número de festas e as maiores atrações do período. Entre os grandes eventos que abrangem praticamente todo o mês de junho – de 4 a 26 – estão as festas de Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). Todas as capitais da região comemoram o São João com shows populares, além dos tradicionais arraiás, nos bairros, e os festivais de quadrilhas juninas. Confira lista das festas de São João do Brasil.

"O São João é uma manifestação cultural com um grande potencial turístico para atrair visitantes brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer melhor as tradições das festas juninas. Para isso estamos trabalhando para fortalecer esses festejos como produtos turístico e prova disso é a inclusão deles no Calendário Nacional de Eventos", afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) disputam o título de quem faz o maior e melhor São João do Mundo e atraem multidões ao longo do mês de junho. São shows e atrações que vão dos ícones da cultura local aos grandes nomes da música nacional. Ainda no Nordeste, os festejos de São de São Luis (MA) também se destacam pelo rufar dos tambores e diferentes sotaques da música local em uma celebração que mistura festa junina com Boi-Bumbá.

Em Mossoró (RN) o espetáculo Chuva de Bala no Pais de Mossoró dá um toque especial à festa. Ao longo da programação junina, a cidade libertária revive o dia 13 de junho de 1927 (dia de Santo Antônio), quando até as torres das igrejas serviram de trincheiras para enfrentar o bando de Lampião que experimentou na ocasião sua primeira derrota após a própria população ter resistido armada contra o bando do cangaceiro.

Nas demais regiões, as festas juninas adquirem características locais como o Forrozão Marajoara e Salvaterra na Roça (PA), Arraiá Caiçara (SP), Arraial Anaua e Macuxi (RR), ou ainda o São João do Cerrado (DF) e o Banho de São João de Corumbá (MS), que termina com a condução da imagem do santo até o Rio Paraguai.

CALENDÁRIO - Com o objetivo de ajudar a divulgar os principais eventos turísticos do Brasil, o Calendário Nacional de Eventos Turísticos servirá como uma importante fonte de informação para auxiliar o planejamento de viagens motivadas por eventos. O conteúdo, constituído integralmente de informações enviadas pelos parceiros, além das secretarias estaduais e municipais de Turismo, continua aberto para contribuições de eventos que acontecerão até o final do ano.

Além de fornecer informações de qualidade úteis ao turista no momento de planejar a viagem, a divulgação dos eventos ajuda a movimentar a economia local com a atração de visitantes. Devem ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas. Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e por categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica.

Para ter o seu evento disponível no Calendário Nacional de Eventos é necessário preencher o formulário que está disponível na página do Ministério. Todo o conteúdo passará por aprovação e edição de equipe técnica antes de ser divulgado. Saiba mais sobre como preencher o formulário. Acesse o Manual de Preenchimento - Calendário de Eventos (Download - PDF).

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Temer entrega proposta de meta fiscal ao Congresso


O presidente interino, Michel Temer, esteve no Congresso Nacional nesta segunda-feira (23) para entregar pessoalmente a nova proposta de meta fiscal para 2016, que prevê um déficit de R$ 170,496 bilhões para o governo central. O encontro com o presidente do Congresso, Renan Calheiros, aconteceu às 16h no gabinete do presidente do Senado Federal.

A proposta de nova meta fiscal para este ano foi apresentada na sexta-feira (20) pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Romero Jucá, em entrevista coletiva à imprensa. Meirelles assegurou que a previsão foi feita de maneira transparente e realista, com critérios rigorosos mais próximos possíveis dos utilizados pelo mercado e pelos analistas do governo federal.

“Essa é uma meta que julgamos ser bastante realista, bastante clara, e não contempla medidas que estão sendo estudadas e que serão anunciadas em breve”, afirmou.

De acordo com os ministros, o governo irá apresentar medidas nas próximas semanas e a expectativa é de que a nova meta fiscal seja aprovada no Congresso Nacional até a próxima terça-feira (24).

quarta-feira, 18 de maio de 2016

MICHEL TEMER TRANQUILIZA CLASSE ARTÍSTICA





O Presidente interino Michel Temer divulgou agora a noite um áudio tranquilizando a classe artística. Ele declarou que a fusão entre os Ministérios da Cultura e Educação tem por objetivo ampliar ainda mais os incentivos. 

www.baladadafada.com.br
facebook: baladadafada

quinta-feira, 12 de maio de 2016

LULA RETORNA HUMILHADO APOS AFASTAMENTO DE DILMA ROUSSEFF





Após a despedida na aceitação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, pelo Supremo Tribunal Federal, ontem (12/05), o Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, demonstrou claramente sua indignação. Prostrado e derrotado, o ex-metalúrgico retorna à estaca zero. Humilhado e visivelmente decepcionado com sua cúmplice, saiu sem dizer nenhuma palavra. Já não gozava mais da honrosa pompa de um homem outrora respeitado, vestido com a fantasia de cordeiro, que enganou todos os eleitores brasileiros. 

Depois de tantas demonstrações de valentia, enquanto Dilma era Presidente, o seu comparsa, Ex-Presidente Lula, que cheio de vitalidade ameaçava o juiz Sérgio Moro, que nas eleições de 2014 bradou que faria "o diabo" para manter o PT no poder, agora recua, com o rabinho entre as pernas, desgastado e com cara de derrotado. Calado, Lula viu o seu sonho de reeleição em 2018 escorrer pelo ralo do banheiro do gabinete presidencial. Fraudaram urnas, associaram o Brasil no Foro de São Paulo, junto com narcotraficantes e terroristas; esvaziaram os cofres do Brasil, macularam a nossa imagem no exterior até virarmos chacota mundial... Mas ainda falta uma coisa: A prisão do chefe da máfia, do mentor do bando... Até lá, os brasileiros ainda correm o risco de viverem na pele o que vive a nação Venezuelana; nossos irmãos, que infelizmente, não tiveram a mesma chance que nós, porque quando acordaram, já era tarde demais...



www.baladadafada.com.br

Facebook: baladadafada

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Waldir Maranhão anula sessões do impeachment de Dilma Rousseff





Após ter viajado com avião da FAB até Brasília junto com  o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB),  forte aliado de Dilma Rousseff,  o novo presidente da Câmara Waldir Maranhão,  que assumiu no lugar de Eduardo Cunha,  resolveu cancelar as sessões do impeachment  na câmara,  a pedido do advogado geral da União José Eduardo Cardozo.



 Waldir Maranhão declarou em nota que considerou válida,  a interpretação da defesa de Dilma Rousseff,  no que diz respeito a orientação que os parlamentares receberam para votarem  de acordo com a opinião dos partidos,  desrespeitado a opinião pessoal de cada um;  também considerou o resultado da votação deveria ter sido formalizado de acordo com o que dispõe o regimento interno da Câmara dos Deputados,  fato que não ocorreu.  Sendo assim,  ele cancelou as pessoas realizadas nos dias 1516 e 17 de Abril e determinou que uma nova sessão seja realizada para deliberar sobre a matéria no prazo de cinco sessões contadas da data em que o processo foi devolvido pelo senado à Câmara dos Deputados.