domingo, 8 de junho de 2014

Seminário de Educação Inclusiva reúne representantes de 37 municípios em Registro


A inciativa tem o objetivo de promover a formação continuada de educadores e gestores escolares, abordando a diversidade com vistas aos sistemas educacionais inclusivos
A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu de 26 a 30 de maio a VI edição do Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Registro sediou o evento por ser o Polo Regional do programa com abrangência de representantes de 37 municípios, atendendo as normativas do SECADI/MEC de ser o articulador das ideias e concepções no processo inclusivo.
Durante a solenidade de abertura, realizada no dia 26, a Secretária Municipal de Educação, Simone Patrícia Castilho Cunha, falou da importância de sempre construir alternativas que aproximem a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. “Esta é uma oportunidade valorosa que nos possibilita refletir sobre o que é desenvolvido em sala de aula. A temática desse evento pode definir da melhor maneira o que será trabalhado nesta semana: Temos o direito a ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”.

O Prefeito Gilson Fantin fez questão de enaltecer a importância dos professores neste processo de ensino. “O que vocês realizam é um verdadeiro exemplo de humanidade. Isto é resultado do excelente trabalho realizado pelos professores e equipe de coordenação e supervisão da Secretaria de Educação a respeito da política de educação inclusiva do nosso município”.

A proposta é refletir sobre o processo inclusivo nas diversidades. A Supervisora de Ensino da Rede Municipal e Coordenadora do Programa Educação Inclusiva, Vera Regina Hashimoto, apresentou a retrospectiva do programa que foi constituído em dois momentos pontuais.

No primeiro (2003 a 2010), teve como centralidade a inclusão de pessoas com deficiência aos sistemas educacionais públicos – sob as diretivas da SEESP – Secretaria da Educação Especial. Já no segundo (2010 até os dias atuais), a finalidade foi contribuir com a formação continuada de educadores e gestores escolares do sistema educacional público através dos eixos temáticos, abordando a diversidade com atenção aos sistemas educacionais inclusivos.

Os direcionamentos seguiram os seguintes temas: Educação em direitos humanos e cidadania; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Educação Especial;  Educação do Campo e Quilombola e Educação Escolar Indígena.

“O caminho percorrido pelo Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade representa um marco na mudança das políticas públicas de educação especial, superando o modelo de escolas e classes especiais, que limitam o acesso dos alunos e não assegura os apoios necessários a sua participação em igualdade de condições com os demais alunos, bem como aos eixos destacados pela proposta da diversidade”, explicou Vera.

Também participaram da abertura do evento: vereador Osvaldo Sérgio Machado; o representante do Deputado Samuel Moreira, assessor parlamentar Felipe Raphael; o Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Junior e o Secretário de Educação de Juquitiba, José Augusto.

A programação do seminário de educação inclusiva contou com especialistas que abordaram os seguintes temas: Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Organização da educação bilíngue para estudantes surdos no ensino regular, Educação Ambiental - Fundamentos, conceitos e práticas em educação ambiental na escola, Educação em Direitos Humanos – Relações de gênero e diversidade sexual e Atendimento Educacional Especializado – AEE para estudantes com transtornos globais do desenvolvimento.

Ao final do Seminário todos os participantes receberam certificado. O Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade é uma realização da Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SECADI/MEC/Brasília.






Nenhum comentário:

Postar um comentário