quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Mackenzie Rio: Redução de preços pode beneficiar empresas na pandemia


A pandemia da covid-19 e as medidas de isolamento social trouxeram uma série de impactos para o consumo de produtos e serviços no Brasil, alterando preços e resultados de companhias. No entanto, para a professora de Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Gabriela Barreto, embora a pandemia tenha trazido desafios para uma série de setores da economia, a redução de preços pode promover impactos positivos para o consumo no país.

O único cuidado necessário quando uma empresa resolve adotar uma estratégia de diminuição de preços é assegurar que a redução ainda cobrirá os custos do produto ou serviço. Havendo uma sobra entre preço e custos, é possível reduzir o valor do produto desde que se aumente ainda a quantidade de mercadoria vendida, analisa.

Segundo a professora, para conquistar bons resultados e vender mais, é necessário trabalhar para aumentar o campo de atuação de venda da empresa o que, em geral, provoca mais gastos em quesitos como propaganda.

Neste caso, o que as empresas devem fazer é adotar programas de otimização de uso de recursos, começando com os desperdícios invisíveis, mas perceptíveis. Fazendo isso, é possível reduzir uma parcela dos custos e diminuir os preços sem alterar tanto as margens. Já no que se refere à propaganda, é importante ressaltar que as mídias sociais têm sido um dos melhores meios de divulgação dos produtos e serviços para aumento no volume de vendas sem impactar em grandes aumentos de gastos, avalia.

Ainda segundo ela, saber formar um preço especial em situações atípicas é um fator de sucesso para os negócios em tempos de crise, como é o caso da pandemia causada pela covid-19.

Assim, ao formar um preço que reflita um cenário ou uma situação atípica, os empresários devem imputar a cultura do pensamento prospectivo, pensando à frente e entendendo que às vezes é preciso perder agora para ganhar depois. Oferecer produtos e serviços a preços reduzidos nestas condições pode garantir vendas em outras ocasiões e promover a fidelização do cliente no futuro se oferecermos diferenciais que agreguem valor ao produto ou serviço, conclui a professora.


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