Assista ao Vivo

sábado, 2 de maio de 2015

APAS e Fundação Procon firmam parceria


Objetivo do acordo é incentivar o consumidor a utilizar as sacolas reutilizáveis de maneira racional, visando a mudança de hábitos e o cuidado com o meio ambiente

Os supermercados da capital vão conceder, por 60 dias, 100% de desconto em até duas sacolas reutilizáveis para contribuir com o período de adaptação do paulistano à nova legislação municipal. O desconto será limitado a duas sacolas e será concedido independentemente do valor dos produtos adquiridos. A medida entra em vigor no dia 11 de maio e faz parte de acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Fundação Procon-SP.

O acordo prevê que, a partir da terceira sacola, haverá cobrança pelo preço de custo, acrescido de despesas operacionais. O prazo de dois meses, no qual será concedido o desconto, foi considerado adequado pela Fundação Procon-SP para que ocorra adaptação da população à nova legislação. Após o período de 60 dias, o desconto nas duas primeiras sacolas será suspenso.

Ficou acertado que, durante seis meses, também a partir de 11 de maio, os supermercados deverão explicitar em local visível e de fácil acesso o valor de compra das sacolas regulamentadas.

Pelo mesmo período, os supermercados deverão desenvolver programas de incentivo aos consumidores que utilizarem meios próprios para transporte de mercadorias, como sacolas retornáveis, ecobags e carrinhos de feira. Poderão ser concedidos descontos de R$ 0,03 (três centavos) a cada cinco itens adquiridos pelo consumidor, independentemente do valor dos produtos, ou outros programas de incentivo, tais como sorteios ou concursos de cunho cultural.

A APAS se comprometeu a fomentar, em parceria com a Fundação Procon-SP, a adoção de campanha educativa, com informações a respeito do acordo firmado, da importância da utilização de sacolas retornáveis, da necessidade do adequado emprego das sacolas regulamentadas pela legislação e do hábito da coleta seletiva. Também serão desenvolvidas, pelo prazo de seis meses, promoções de ecobags.

Para o presidente da APAS, Pedro Celso, o objetivo do acordo é contribuir para na campanha de conscientização sobre o uso das sacolas reutilizáveis. “O acordo representa o compromisso do setor supermercadista de incentivar a mudança do hábito do consumidor de utilizar sacolas plásticas indiscriminadamente, de forma a contribuir com a preservação do meio ambiente e consumo sustentável. O modelo anterior, que resultava na distribuição de 17 bilhões de sacolas por ano, não era mais sustentável”, comentou.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados (APAS) representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.626 associados, que somam 2.979 lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário