Assista ao Vivo

terça-feira, 19 de maio de 2015

Cromo reforça efeitos benéficos da alfarroba na alimentação

Mineral regula níveis de açúcar no sangue e pode atuar como coadjuvante no controle do diabetes mellitus

Além de todos os benefícios já conhecidos da alfarroba, um alimento considerado funcional por ser fonte de fibras e apresentar baixo teor de gordura, uma pesquisa apontou que os alimentos derivados da alfarroba também contem cromo, um mineral que pode ser coadjuvante no controle do diabetes mellitus. A informação foi divulgada recentemente pela CarobHouse, única empresa que fabrica alimentos a base de alfarroba no Brasil, como alternativos ao chocolate convencional.

O diabetes é considerado m dos principais problemas de saúde na atualidade. No mundo 250 milhões de pessoas convivem com a doença, segundo o International Diabetes Federation, mas a expectativa é de que este número chegue a 380 milhões, em 2025. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência da doença, com 13,7 milhões de pessoas, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.

Segundo a nutricionista Cláudia Hecke Krüger, da Universidade Federal do Paraná, o cromo regula os níveis de açúcar no sangue. "O cromo tem vínculo com o metabolismo de glicose e sua presença na dieta alimentar beneficia o controle do diabetes mellitus. Também há trabalhos atribuindo efeitos benéficos no tratamento do glaucoma", diz a nutricionista.

Um trabalho publicado na revista International Journal of Food Sciences and Nutrition (2007), avaliou os microelementos da alfarroba, demonstrando que o teor de cromo presente na alfarroba é de 4,76 mg/kg de alfarroba. Assim, um tablete de alfarroba da CarobHouse, pesando cerca de 45g, apresenta teor de 32,13 mcg de cromo. De acordo com o Ministério da Saúde (Portaria 33/98 Anvisa), a Ingestão Diária Recomendada (IDR) é de 200 mcg para adultos, entre 20-60 mcg para crianças na faixa de 6 meses a 1 ano, chegando aos valores de 50 - 200 mcg para crianças de 7 a 10 anos. Para gestante a IDR também é de 50 - 200 mcg.

"A principal missão de nossa empresa é apresentar aos consumidores produtos saborosos, saudáveis e nutritivos, que também agreguem conveniência e praticidade, contribuindo para uma dieta alimentar equilibrada", reforça a Diretora Executiva da CarobHouse Eloisa Helena Orlandi. Ela lembra que a linha de produtos a base de alfarroba é isenta de ingredientes alergênicos e de origem animal. Não contém glúten, lactose e caseína, além de estimulantes como a cafeína e a teobromina.

Nutritiva Alfarroba
Fonte de fibras, a alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico, sendo aliada no controle do diabetes. Como a alfarroba é naturalmente doce, os produtos da CarobHouse produzidos a partir dela não necessitam da adição de açúcares (sacarose) e ainda apresentam baixo teor de gordura. A alfarroba traz também os benefícios da vitamina B1, que colabora para um bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração, além de melhorar o raciocínio. É fonte de Niacina, que é benéfica para a manutenção da pele. Também conta com vitamina A, essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão. Possui vitamina B2, responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no organismo. Tem ainda quantidades consideráveis de cálcio, magnésio e ferro.

Serviço CarobHouse
www.carobhouse.com
www.facebook.com/carobhouse
Instagram: @carob_house

Nenhum comentário:

Postar um comentário