Assista ao Vivo

sábado, 2 de maio de 2015

LabCEU Sertãozinho está com inscrições abertas para atividades de Animação e Impressão 3D


A partir do dia 6 de maio ocorrerá a ocupação “Criando Personagens com Softwares e Hardwares Livres!”, no Centro de Artes e Esportes Unificados Eurídes Ferraz Teixeira, em Sertãozinho (SP). A atividade experimentará a formação de um laboratório de invenção, através de Histórias em Quadrinhos, Modelagem, Animação e Impressão 3D. Serão utilizados massinha de modelar, esculturas digitais e modelos 3D livres compartilhados mundialmente, como os relacionados aos Open Movies. Os encontros ocorrerão de quarta à sexta-feira, nos meses de maio e junho, das 14h às 17h. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever no próprio CEU.

O universo de criação relacionado à animação digital tem crescido intensamente, se fazendo notar tanto pelos expectadores – que incorporam novas obras ao seu repertório imagético e narrativo -, quanto na demanda urgente por artistas capazes de contribuir neste universo infinito de possibilidades. O Brasil já é o quinto país no ranking de produção, sendo a publicidade o maior campo que utiliza recursos de animação. No entanto, hoje em dia, a computação gráfica está presente em quase todos os setores da economia. As aplicações são diversas: além de conteúdos para websites, games, desenhos animados, vídeos institucionais, longas e curta-metragens, tutoriais e séries de televisão, muitas empresas necessitam demonstrar a mecânica e a tecnologia dos seus produtos em 3D – de forma lúdica e interativa –, por exemplo, ou compor simulações para arquitetura, engenharia, medicina, entre outros.
A ocupação de 2 meses será realizada por Katharine Dinizbacharela em Midialogia (Comunicação Social/Instituto de Artes) pela Universidade Estadual de Campinas e participante do GEIE - Grupo de Estudos de Imagem e Educação, da Faculdade de Educação - UNICAMP. Integrante da equipe Metamáquina – fabricante da primeira impressora 3D brasileira de baIxo custo e de hardware aberto – coordena atividades de arte, educação e cultura digital, realizando laboratórios, vivências, oficinas e intervenções relacionadas à Impressão 3D e à Criação de Personagens para Narrativas 2D (histórias em quadrinhos) e Animações 3D, comsoftwares livres, desde 2009. Estas ações já alcançaram mais de 25 cidades, em mais de 45 atividades, seja para público específico, como de terceira idade, ou infantil, seja para turma de faixa etária livre, intergeracional.
LabCEUs - Sertãozinho é uma das 10 cidades escolhidas, de todo o Brasil, para sediar o projeto LabCEUs - Laboratórios de Cidades Sensitivas, que experimenta processos criativos de ocupação de territórios, incentivando a transformação de laboratórios multimídia em espaços de produção, não só de acesso. Realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, por meio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura, o programa tem como missão a promoção da cidadania por meio de interações sociais e tecnológicas, ativando espaços de criatividade cidadã e produção colaborativa.


Serviço:
Inscrições para a ocupação “Criando Personagens com Softwares e Hardwares Livres!” no LabCEU Sertãozinho
Quando: Quartas, quintas e sextas-feiras, dos meses de maio e junho, das 14h às 17h, a partir do dia 6 de maio.
Onde: CEU Eurídes Ferraz Teixeira, situado à Rua Pedro Montenegro, 201, no Jardim Santa Marta, Sertãozinho - SP
Inscrições: (16) 3942-2648/ 3945-4434, tratar com Eliézer Soalheiro
Informações: (81) 8697-8427 | katharinediniz07@gmail.com | http://culturadigital.br/labsertaozinhosp/

Cronograma:
·      Criação de Histórias em Quadrinhos – dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de maio
·      Da Massinha à Impressão 3D – dias 20, 21, 22 de maio
·      Modelagem 3D e Escultura Digital – dias 3, 4, 5 de junho
·      OpenMovies e Animação 3D – dias 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário