Assista ao Vivo

sábado, 2 de maio de 2015

NASA CONTRATA CAPACIDADE DO SATÉLITE SES-14


Novo satélite da SES vai auxiliar na missão GOLD da NASA a partir da posição orbital brasileira adquirida no leilão Anatel em 2014

RESTON, VA e SÃO PAULO/ 28 de abril de 2015 – A provedora global de soluções via satélite SES Government Solutions (SES GS) anuncia a assinatura de um contrato de cinco anos com a Universidade de Colorado (USA) para hospedar um payload da NASA a bordo do SES-14. O satélite, que será lançado em 2017, ficará localizado na posição orbital brasileira 48 graus Oeste.

“Estamos orgulhosos de hospedar o payload da NASA em nosso satélite e esperamos permitir a transmissão de dados inovadores para a equipe de cientistas da Universidade da Flórida Central, da Universidade do Colorado e da NASA”, ressalta Pete Hoene, presidente e CEO da SES GS

A carga vai auxiliar na missão Global-Scale Observations of the Limb and Disk (GOLD), que tem como objetivo revolucionar a compreensão do ambiente espacial ao preencher a lacuna crítica no conhecimento de conexões Sol-Terra. O payload vai transmitir dados de impacto do Sol na termosfera e ionosfera do planeta a partir da órbita geoestacionária (GEO), já que ambas as camadas são muito sensíveis a eventos climáticos espaciais, com potencial impacto na sociedade. Atualmente, incertezas na termosfera são a principal fonte de dúvidas para a exploração de satélites em órbita baixa da Terra. E as flutuações na ionosfera interferem com os sinais de comunicação e satélites de posicionamento global.

Richard Eastes, o principal pesquisador na Universidade da Flórida Central para a missão, diz que “As imagens que a missão vai registrar não possuem precedentes. A GOLD vai ser a primeira registrar fotos das mudanças de temperatura e composição em um hemisfério. E isso é algo que os cientistas queriam desde o início da exploração do espaço”.

O contrato inclui a construção de satélite, lançamento e dois anos de operações em órbita, com opções de extensão em base anual. O satélite SES-14 tem expectativa de vida de quinze anos e vai substituir o atual satélite da companhia NSS-806.

Nenhum comentário:

Postar um comentário