Assista ao Vivo

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Registro participa de capacitação do Programa Município ‘VerdeAzul’


O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica


O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nelson Bazilio da Silva, e a Chefe da Coordenadoria Técnica de Saneamento Ambiental da Secretaria, Heloísa Beltrame, participaram no dia 29 de abril da capacitação para interlocutores do Programa Município ‘VerdeAzul’. Realizada na sede da Unisa, a capacitação reuniu representantes dos municípios do Vale do Ribeira, sendo que a participação no evento é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O vice-prefeito de Registro, Nilton Hirota, também prestigiou a abertura da capacitação representando o prefeito Gilson Fantin.Segundo Nelson Bazílio, Registro participa ativamente do Programa Município ‘VerdeAzul’ desde o ano passado e vem buscando melhorias e soluções para conquistar uma boa colocação no ranking ambiental.  “Melhoramos as condições do aterro sanitário, fortalecemos a coleta seletiva e a educação ambiental e logo estaremos colocando em prática o projeto de arborização urbana”, revela o Secretário Municipal.
O Programa Município Verde Azul foi lançado pelo Governo Estadual em 2007, com o objetivo de ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.
Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA. Na região, Registro é o terceiro município melhor avaliado.
A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas. Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este número alcançou 133 municípios, demonstrando que o Estado está cada vez mais “VerdeAzul”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário