Assista ao Vivo

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Registro recebe Plano Municipal de Defesa Civil




O material foi repassado à municipalidade durante Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira, 6/05, na Sede do CCI

Durante Audiência Pública promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) realizada nesta terça-feira, 6/05, a Prefeitura de Registro recebeu o Plano Municipal de Defesa Civil. O evento foi realizado na Sede do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).
Na ocasião, representando o Prefeito Gilson Fantin, o Vice-prefeito Nilton Hirota falou sobre a importância do material disponibilizado à Prefeitura. “Este Plano é fundamental para que a equipe da Defesa Civil do Município esteja preparada para agir de forma preventiva e em situações de emergência”.

No documento constam informações diagnosticadas pela Prefeitura sobre as áreas de risco do município que foram atingidas pelas cheias do Rio Ribeira de Iguape em 1997 e 2010, além de informações quanto ao número atualizado de famílias residentes nas áreas de risco - urbanas e rurais -  e os possíveis locais para abrigos, levando em consideração as áreas disponíveis.
As informações disponíveis no Plano servirão de suporte para a Coordenadoria de Defesa Civil, contribuindo para que atue de maneira eficiente em situações emergenciais. Além disso, também atende a exigência da Lei Federal 12.608, de 12 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e estabelece que cada município seja responsável pela identificação e mapeamento das áreas com risco de desastre, além de promover a fiscalização nas regiões de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas.

Outro ponto importante é que o Plano possibilita que o Governo Municipal adquira recursos para a aquisição de novos equipamentos, como barcos e automóveis. Também receberam o plano de Defesa Civil as prefeituras de Jacupiranga e Miracatu.

A apresentação da audiência foi conduzida pelo Secretário Executivo do CBH-RB, Ney Akemaru Ikeda, e contou com a participação do Coordenador Regional da Defesa Civil, Irineu Takeshita - representando a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil; o Prefeito de Jacupiranga, José Cândido Macedo Filho; e o comandante do Posto de Bombeiros de Registro, Tenente Hanesaka, além de representantes da Polícia Militar e da Prefeitura de Registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário