Assista ao Vivo

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Presa dupla que aplicava golpes ao se passar por fiscais da Receita Federal

Após cerca de um ano de investigações, a Polícia Civil prendeu dois homens que se passavam por fiscais da Receita Federal para aplicar golpes através de um falso esquema de venda de mercadorias apreendidas pelo órgão, no Porto de Santos, litoral de São Paulo. O flagrante foi nesta sexta-feira (31/7).

Policiais da 5ª Delegacia do Porto de Santos, da Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), receberam informações de que uma quadrilha de estelionatários estava agindo na região.

Conforme as apurações, equipes do setor de investigação da delegacia especializada descobriram que os homens ofereciam às vítimas, através da internet, lotes de produtos apreendidos pela Receita. Os acusados ofereciam mercadorias que apareciam no próprio site do órgão Federal.

Após negociação com as vítimas, os criminosos marcavam o pagamento na cidade de Santos, algumas vezes em frente ao endereço da Receita. No local combinado por telefone ou pela internet, os acusados recebiam o cheque dos compradores prometendo entregar os produtos depois.

Em seguida, os suspeitos usavam documentos falsos e descontavam os cheques das vítimas no banco.

Segundo a delegada Martha Vergine, titular da 5ª Deatur, os criminosos ofereciam as mercadorias por um preço mais barato e combinavam o pagamento em frente à Receita Federal para dar “credibilidade” ao golpe.

“A Receita Federal possui um procedimento próprio para o arremate em leilão de mercadorias apreendidas, isso nunca será feito por telefone. Os interessados nunca devem entregar dinheiro na rua para um desconhecido”, orienta a delegada.

O flagrante

Durante diligências, a equipe da 5ª Deatur descobriu que os estelionatários aplicariam mais um golpe nesta sexta-feira. Dois deles foram presos em flagrante dentro de uma agência bancária, logo após descontarem R$ 95 mil de uma vítima interessada em adquirir um lote de paletes.

Um dos presos já possuía antecedentes criminais por estelionato. O dinheiro foi recuperado e devolvido à vítima.

Os policiais cumpriram, ainda, mandados de busca e apreensão na casa de um dos detidos e de seu irmão, apontado como líder do bando. Nas residências, em Itanhaém e Praia Grande, foram recolhidos papéis, eletrônicos e aparelhos de informática que serão periciados.

Além deste caso, a quadrilha é suspeita de outros sete golpes. As investigações prosseguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário