Assista ao Vivo

terça-feira, 25 de agosto de 2015

SSP firma protocolo para ajudar no combate ao roubo de carga



Parceria foi firmada entre a FETCESP, SETCESP e IDV e prevê convênio para compartilhamento de dados e imagens

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) firmou, na tarde desta segunda-feira (24), um protocolo de intenções com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo e Região (SETCESP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com o objetivo de criar mecanismos que ajudem a polícia a investigar e combater o roubo de carga.

O protocolo prevê que sejam estabelecidas condições de cooperação entre os órgãos para a futura celebração de convênio para compartilhamento de sistemas de dados e de imagens próprios ou terceirizados de interesse da área de segurança pública. A parceria foi assinada pelo secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, e representantes da FETCESP, SETCESP e IDV.

“Nós vamos dar sequência [à parceria] para rapidamente fazer essas implantações e para que possamos ter uma simbiose total de informações entre o setor de transportes, varejo e a secretaria [da Segurança]”, explicou Moraes.

Com a medida, os órgãos poderão realizar estudos conjuntos. Após o convênio, caberá às três entidades instalar câmeras que sejam compatíveis com o sistema de monitoramento e gestão de informações da SSP. As câmeras terão vídeos analíticos e serão diretamente ligadas às polícias. Os órgãos deverão, ainda, ceder seus dados de monitoramento remoto.

“Nós fixamos algumas questões importantes principalmente no setor de inteligência, ou seja, na troca de informações para que coloquemos em pontos estratégicos e nos grandes depósitos, câmeras com vídeos analíticos, que serão ligadas diretamente à Secretaria da Segurança Pública, com alertas”, explicou Moraes.

A Secretaria da Segurança Pública terá no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) um posto especial para o combate ao roubo a carga, que será acompanhado pela FETCESP, SETCESP e IDV.

O protocolo de intenções, assinado nesta segunda, não trará gastos à SSP. Além disso, não haverá repasses de recursos entre os envolvidos.

Cada participante terá um representante para controlar e acompanhar o protocolo, que terá duração de 12 meses.

A diretora executiva do IDV, Fabíola Xavier, agradeceu a SSP pela integração e disse que irá colaborar com toda a rede de câmeras que existe pelo varejo, além de colocar outras que ainda forem necessárias, a serviço da inteligência.

Roubo de carga em queda

O Estado de São Paulo apresentou queda nos roubos de carga pelo terceiro mês consecutivo. A redução em julho foi de 19,51%, com 143 casos a menos em relação a igual mês do ano passado. O indicador passou de 733 para 590. É a segunda vez no ano que o número é menor que 600.

A análise dos últimos três meses também aponta que o indicador está em queda. Houve recuo de 13,08%, no período de maio, junho e julho, em relação aos meses de 2014. O número passou de 2.163 para 1.880 – 283 casos a menos.

O presidente da FETCESP, Manoel Sousa Lima Junior, ressaltou que a assinatura do protocolo foi uma iniciativa da SSP e que todos os envolvidos ficaram satisfeitos. “Fruto dessas reuniões que estão havendo e das iniciativas, nós já tivemos pelo terceiro mês consecutivo uma queda no roubo de carga, o que é muito importante para o setor”, disse Manoel.

Com a queda do mês de julho, o Estado registrou redução de 0,38% nos últimos sete meses. De janeiro a julho deste ano, ocorreram 5.014 roubos de carga, ante 5.033 em igual período de 2014 – 19 casos a menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário